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Curso de Analista de Recursos Humanos c/ Grafologia – 156h

OBJETIVO: Capacitar os profissionais da Área de Recursos Humanos a desenvolverem competências para administrar a Gestão de RH de forma estratégica. Demonstrando que o investimento em Recursos Humanos gera resultados ao acionista, segundo as novas tendências e perspectivas de exigências aos profissionais de Recursos Humanos. Incentivar a estruturação e implementação de projetos e programas para todos os subsistemas de Recursos Humanos, utilizando ferramentas modernas que possam contribuir para a implementação da estratégia organizacional e conseqüentemente alinhando a estratégia de Recursos Humanos a esta estratégia organizacional.
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

MÓDULO I

  • Conceitos de administração de Recursos Humanos
  • Endomarketing
  • Recrutamento e Seleção por competências
  • Grafologia
  • Desenvolvimento Gerencial – Chefia e Relações Humanas no Trabalho
  • Administração de Benefícios e convênios

 

MÓDULO II

  • Administração de cargos e salários
  • Gestão da qualidade total
  • Planejamento estratégico de recursos humanos
  • Administração de treinamento e desenvolvimento
  • Elaboração de projetos sociais
  • Balanço social
  • Dinâmicas de grupo


MÓDULO III

  • Indicadores de recursos humanos
  • Como elaborar um plano de participação nos lucros resultados
  • Sistemas de Informações gerenciais
  • Avaliação de desempenho
  • Auditoria em Recursos Humanos
  • Consultoria e Projetos em recursos humanos
  • Gestão por competência

EMENTA DO CURSO:

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS c/ Grafologia

Conteúdo programático detalhado:

MÓDULO I:

 

 

CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

 

Objetivo:

Proporcionar aos participantes situarem a atividade de Recursos Humanos como um sistema administrativo, dinâmico e versátil, receptivo às mudanças operacionais e comportamentais do mercado de trabalho. Mostrar a função de RH como parte integrante dos negócios da empresa adotando uma postura de parceiro estratégico.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de Administração de Recursos Humanos
  • A Evolução de Recursos Humanos
  • Subsistemas de Recursos Humanos
  • Políticas de Recursos Humanos
  • A função de Recursos Humanos

 

 

ENDOMARKETING

 

Objetivo:

Apresentar fundamentos e conexões entre o marketing a comunicação empresarial e a gestão estratégica dos recursos humanos. Desenvolvendo nos participantes os conceitos e técnicas de Endomarketing, fornecendo sua aplicação em um projeto para Recursos Humanos, interligando-se as metas estabelecidas para o planejamento estratégico, gerando um melhor clima organizacional, um ambiente altamente desafiante, motivador e cooperativo, permitindo assim melhor realização profissional às pessoas e, por conseqüência, maior lucratividade à empresa.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos básicos de Marketing e gerência de marketing no ambiente aplicado a Recursos Humanos.
  • Endomarketing como função ou subsistema de RH
  • Áreas afins entre endomarketing e RH.
  • Endomarketing propagando valores na organização, metodologia e resultados.
  • Endomarketing e fatores motivacionais para a melhoria do desempenho dos funcionários.
·Pesquisas de Clima Organizacional.
·Estratégias de Endomarketing.
  • Casos práticos e análise crítica do conceito de endomarketing.
  • Elaboração de um programa de comunicação interna.

 

 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

 

Objetivo:

Capacitar os participantes a buscarem e selecionarem por meio da utilização das ferramentas adequadas os melhores profissionais para as funções e para o negócio da sua empresa. Trabalhar desde fundamentos até dinâmicas utilizadas para recrutamento e seleção, além do acompanhamento após a contratação dos profissionais.

Conteúdo Programático:

·Conceitos e a importância do recrutamento/seleção.
·Objetivos do recrutamento e da seleção de pessoal.
·Descrevendo o perfil do candidato.
·Elaborando Curriculum Vitae.
·Tipos e fontes de recrutamento.
·Recrutamento Interno e Externo.
·Técnicas de entrevistas para recrutamento e seleção.
·Dinâmicas para avaliação de candidatos.
·Integração do funcionário n empresa e na função.
  • Acompanhamento e avaliação de desempenho no período de experiência.
  • Avaliação de desligamento.

 

 

GRAFOLOGIA

 

Objetivo:

Propiciar aos participantes, conhecimentos teóricos e práticos que envolvam análise grafológica, principalmente em processos seletivos de pessoas.

Conteúdo Programático:

  • Histórico
  • As Escolas de Grafologia: evolução e atualidade
  • Grafologia como Ciência
  • Ética na Grafologia
  • Campo Gráfico
  • Gêneros Básicos:
  • Ordem
  • Direção e alinhamento
  • Inclinação
  • Velocidade
  • Pressão
  • Dimensão
  • Forma
  • Continuidade
  • Letras do Alfabeto
  • Ovais
  • Traços iniciais e finais
  • Assinaturas
  • Aspectos Cotidianos na Grafologia 
  • Distúrbios Comportamentais e a Grafologia

 

 

 

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

 

Objetivo:

Capacitar profissionais para a qualidade das relações pessoais e profissionais dentro de um novo milênio e dentro de novas exigências do mercado de trabalho é o foco desta disciplina, que mostra de forma prática a importância da auto-estima, do relacionamento entre os Clientes Internos e posteriormente com os Clientes Externos.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de Relações no trabalho.
  • Histórico do pensamento.
  • Desenvolvimento Humano.
  • Delegação de atividades.
  • Motivação.
  • Administração de Conflitos.
  • Relações interpessoais.
  • Linguagens utilizadas.
  • Saber ouvir.
  • Liderança.
  • Como falar em público.
  • Persuasão e convencimento.
  • Entrevista de Desligamento.
  • Tabulação.
  • Feedback.
  • Dinâmicas de grupo.

 

 

 

 

ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS E CONVÊNIOS

 

Objetivo:

Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre a Administração de Benefícios, como estruturar programas que estejam próximos das reais necessidades dos funcionários dentro das possibilidades da Organização. Mostrar estratégias para administrar os atuais benefícios visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo RH com maior eficiência e agilidade, atuando como facilitador assegurando condições de conforto, segurança e preservação da saúde.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e administração de Benefícios.
  • Estruturação de um plano de Benefícios.
  • Visão de Custos X Benefícios.
  • Salário Indireto.
  • Políticas de Benefícios.
  • Benefícios Flexíveis e a remuneração.
  • Alterações Contratuais.
  • Marketing de Benefícios

 

 

 

 

 

 

 

 

MÓDULO II:

 

 

 

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

 

Objetivo:

Instrumentalizar os participantes com conhecimentos teóricos, técnicos e práticos na área de Cargos e Salários. Fornecer, aos participantes, uma visão geral sobre todos os Sistemas de Avaliação de Cargos. Desenvolver um plano de cargos e salários para uma empresa estudo de caso como conclusão da disciplina.

Conteúdo Programático:

  • Características Culturais e sua influência sobre um Programa de Remuneração.
  • Análise, descrição de perfis de cargos.
  • Métodos de coleta de informações e elaboração das descrições e perfis de cargos.
  • Classificação de cargos por grupos ocupacionais.
  • Sistemas de avaliação e classificação de cargos.
  • Etapas de um programa convencional de remuneração.
  • Introdução aos sistemas de Avaliação por Competências e por Habilidades.
  • Estrutura de carreiras as vantagens e responsabilidades dos planos de carreiras.
  • Ajustamento de curvas, tabelas salariais.
  • Pesquisa de salários.
  • Análise de resultados e recomendações.
  • Definição da política de salários.
  • Elaboração de um plano de cargos e salários prático em aula.

 

 

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

 

Objetivo:

A disciplina toma como base os conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade como orientação para a análise crítica acerca da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Objetiva capacitar os participantes para a prática dos conceitos da qualidade, visando estabelecer um plano de implantação e tornar a empresa mais competitiva. A metodologia é baseada na aplicação dos oito princípios que balizam o sistema de gestão pela qualidade através da certificação ISO 9001:2000.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos introdutórios sobre Gestão Total da Qualidade.
    Cenários e contextualização.
  • Por quê implantar a Gestão da Qualidade – diferencial ou necessidade?
  • As cinco dimensões da Qualidade.
  • O Crescimento do Ser Humano nas Organizações.
  • Cases de Gestão da Qualidade.
  • Cerne da Gestão da Qualidade: o Ciclo PDCA.
  • Implantação da Gestão da Qualidade.
  • Projetos e programas de Gestão da Qualidade.

 

 

 

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS

 

Objetivo:

Desenvolver nos participantes a capacidade de análise crítica dos ambientes interno e externo à Organização, projetando um planejamento empresarial de Recursos Humanos que possa apoiar a organização para o alcance de seus objetivos estratégicos.

Conteúdo Programático:

  • A missão de Recursos Humanos
  • Cenários em Recursos Humanos
  • A abrangência Sistêmica da área de RH
  • Planejamento estratégico X planejamento de RH aspectos conceituais.
  • Modelos de planejamento estratégico de RH (estudo de caso).
  • Metodologia de planejamento estratégico de RH.
  • A estratégia de RH e os resultados organizacionais.
  • Elaboração do plano de ações e projetos em Recursos Humanos.
  • Desenvolvimento e apresentação de trabalhos.

 

 

 

ADMINISTRAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

 

Objetivo:

Proporcionar aos participantes informações teóricas e práticas que possibilitem a compreensão da importância do subsistema de Treinamento e Desenvolvimento, visando o desenvolvimento de pessoas de acordo com as metas da organização.

Conteúdo Programático:

·Fundamentos de Treinamento e Desenvolvimento.
·Conceitos e a função de Treinamento e Desenvolvimento.
·Estrutura de um Programa de Treinamento e Desenvolvimento.
·Planejamento de Treinamentos.
·Tipos de Treinamentos.
·Levantamento de necessidades de Treinamentos.
·Metodologia e prática do processo de aprendizagem organizacional.
·Avaliações de Eficácia de Treinamentos.
·Avaliações dos resultados dos Treinamentos.

 

 

ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

 

Objetivo:

O objetivo é desenvolver práticas sobre a dinâmica de elaboração de projetos sociais, possibilitando aos participantes conhecer os diversos aspectos sociais e econômicos que envolvem pesquisa, busca de parcerias, captação de recursos, técnicas de apresentação e confecção do projeto final. Durante o curso, as pessoas participantes confeccionarão projetos sociais.

Conteúdo Programático:

  • O que é um projeto social?
  • Os projetos na vida das organizações.
  • Projetos: aprendizado, planejamento e participação.
  • As fases do ciclo do projetos.
  • Os fatores de êxito num projeto social.
  • Processo de elaboração de um projeto social.
  • Identificação de uma oportunidade para ação social estratégica.
  • Formulando um projeto social.
  • Premissas e fatores de risco.
  • Indicadores de projetos sociais.
  • Gerenciamento do projeto social.
  • Orçamento do projeto social.
     

 

 

 

 

BALANÇO SOCIAL

 

Objetivo:

O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.

 

Conteúdo Programático:

  • As informações que podem ser extraídas do Balanço Social;
  • Se existem normas para sua elaboração;
  • Demonstrar a importância do Balanço Social para tornar transparentes as atitudes da alta administração e o comprometimento das empresas junto a sociedade.
  • Modelos de como apresentar o balanço social, estudo de cases existentes.
  • Vantagens de apresentar o balanço social.
  • Como iniciar a elaboração de um balanço social, case prático de elaboração.

 

 

 

 

DINÂMICAS DE GRUPO

 

Objetivo:

Apresentar conceitos e técnicas para aplicação de dinâmicas de grupo em várias situações de seleção, treinamentos, estudos comportamentais de grupo de trabalho, para fins de medir e corrigir atuação das pessoas nas organizações.

Conteúdo Programático:

  • A Dinâmica de Grupo;
  • Breve Histórico da Dinâmica de grupo;
  • A dinâmica de grupo nos diversos campos de atuação;
  • O papel do facilitador;
  • Comportamentos Observados na condução de dinâmicas;
  • A Dinâmica e sua aplicação;
  • Trabalhando Dinâmica de Grupo com colaboradores;
  • Aspectos éticos na aplicação de Dinâmica de Grupo;
  • Tipos de Dinâmicas;
  • Dinâmicas de Grupo para Aplicação na Prática;
  • Dinâmicas para Socialização e Apresentação;
  • Dinâmicas de Comunicação;
  • Dinâmicas de Trabalho em Grupo;
  • Dinâmicas de Expressão Emocional;
  • Dinâmicas Didáticas;
  • Dinâmicas de Integração;
  • Dinâmicas de resolução de problemas e tomada de decisão.

 

 

 

INDICADORES DE RECURSOS HUMANOS

 

Objetivo:

Promover aos participantes capacitação para coordenar o planejamento de uma pesquisa, procedendo à análise dos dados e fornecer subsídios para a tomada de decisões na área de Recursos Humanos.

Conteúdo Programático:

  • Noções gerais de estatística, conceitos e métodos.
  • Distribuição de freqüências de intervalos e limites de classe e representação gráfica de freqüências.
  • Medidas de tendência central.
  • Mediadas de dispersão. 
  • Gráficos e análises de absenteísmo.
  • Gráficos e análises de rotatividade.
  • Análises de custos com pessoal.
  • Elaboração e análise de relatórios gerenciais.

 

MÓDULO III:

 

COMO ELABORAR UM PLANO DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS RESULTADOS

Objetivo:

O programa da disciplina visa orientar, no seu sentido jurídico e administrativo, todo o processo envolvido para a correta implantação de um Plano de Participação nos Lucros e Resultados nas empresas, bem como trocar experiências juntamente com os demais profissionais presentes no evento. Proporcionar o esboço de um programa de PLR ao final da disciplina.

Conteúdo Programático:

  • Abordagem histórica e conceitos.
  • A PLR como fator motivacional no trabalho (Pirâmide de Maslow).
  • Análises e Comentários sobre a Lei nº 10.101, de 19/12/00 e aspectos legais jurídicos e administrativos.
  • Diferença entre lucros e resultados da empresa.
  • Natureza salarial.
  • Incidências tributárias.
  • Princípio de habitualidade.
  • Dedução na apuração do lucro real.
  • Periodicidade de pagamento.
  • Implantação na empresa.
  • Comissão de representação dos empregados.
  • Convenção (negociação e elaboração) e negociação sindical.
  • Forma de participação sobre resultados.
  • Mecanismos utilizados para participação nos resultados.
  • Razões que acarretam o insucesso.
  • Divulgação e acompanhamento das metas e objetivos do programa.
  • Distribuição dos valores aos funcionários.
  • Elaborando um programa de PLR.

 

 

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

 

Objetivo:

Esta disciplina apresenta de maneira prática, a importância da informação para Recursos Humanos, como identificá-las e criar meios para que fluam pela organização de modo a subsidiar a tomada de decisão pelo nível Gerencial e Executivo. Objetiva ainda apresentar aos participantes a crescente importância do insumo informação como elemento fundamental para a gestão e acompanhamento de desempenho de uma organização. É desenvolvido através de apresentação e discussão dos principais conceitos e técnicas. Estudos de casos reais de implementação e delineamento de projeto piloto para aplicação dos conceitos.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos sobre Sistemas de Informações.
  • Infra-estrutura tecnológica para suporte.
  • Fatores críticos para implementação.
  • Utilização das informações e os indicadores de monitoramento do negócio provenientes das bases de dados de recursos humanos modeladas nos sistemas de informações.
  • Entendimento dos princípios e metodologias da Teoria Geral de Sistemas.
  • Fornecimento de instrumentos para a construção, implementação e validação de modelos para a área de gestão de recursos humanos.

 

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

Objetivo:

Abordar a importância e as vantagens do processo de Avaliação de Desempenho na organização para desenvolver a visão dos gestores do processo para a sua importância e metodologia. Instrumentalizar os profissionais para a aplicação prática do processo.

Conteúdo Programático:

·Como obter qualidade nas equipes de trabalho através da Avaliação de Desempenho.
·O processo de Avaliação de Desempenho.
·Como manejar e implantar este conceito nas equipes.
·O formulário de avaliação para diferentes níveis funcionais: como estruturá-lo.
·Aplicação da Metodologia.
·Apuração e tabulação dos Resultados da Avaliação de Desempenho.
  • Elaboração do Plano de Ação.

 

 

 

AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS

Objetivo:

Apresentar aos participantes a função da auditoria em Recursos Humanos para a adequação em relação aos benefícios / prejuízos que produzam, os custos que representam para a organização. Desenvolver a análise de um estudo de caso, efetuando recomendações de oportunidades de melhorias na confecção de um relatório de auditoria.

Conteúdo Programático:

  • Fundamentos e conceitos e terminologias de Auditoria Interna.
  • Classificação e características das Auditorias.
  • Sistemas de Auditorias.
  • Metodologia de Auditorias de Recursos Humanos.
  • Procedimentos de Auditorias Internas em RH.
  • Perfil do auditor interno.
  • Qualificação de auditores.
  • Comunicação durante a auditoria.
  • Comportamento dos auditores.
  • Análise sistemática das funções de Recursos Humanos.
  • Tipos de controles internos de Recursos Humanos.
  • Exercícios aplicados em auditoria interna de RH.

 

 

CONSULTORIA E PROJETOS EM RECURSOS HUMANOS

 

Objetivo:

Apresentar conhecimentos aos participantes para atuarem como consultores internos na área de Recursos Humanos, integrados à gestão de negócios e orientados para resultados, com visão multifuncional da empresa. Apresentar os conceitos e princípios básicos da gestão de projetos, orientando os participantes para o desenvolvimento de uma abordagem estratégica em seu planejamento de trabalho, assim como a melhoria da performance das equipes envolvidas e a maximização dos resultados na área da programação.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de Consultoria em Recursos Humanos.
  • Perfil e comportamentos do consultor.
  • Atividades de Consultoria.
  • Função e importância da Consultoria.
  • Competências Gerenciais para Atuação em Projetos.
  • Introdução à Gestão de Projetos.
  • Visão sistêmica da organização.
  • Tipos de Organização para a Gestão de Projetos.
  • Elementos essenciais de um projeto.
  • Definição das tarefas que serão desenvolvidas e estabelecimento de vínculos entre as tarefas.
  • Controle de recursos e custos do projeto.
  • Determinação do caminho crítico e prazos do projeto.
  • Acompanhamento do desenvolvimento do projeto.
  • Gestão de Recursos Humanos do Projeto.

 

 

 

 

 

 

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

 

Objetivo:

Apresentar conceitos e a prática para o desenvolvimento e gerenciamento de Sistemas de Gestão por Habilidades e Competências. Demonstrar a importância da Gestão por habilidades e competências para proporcionar o alinhamento dos seus objetivos com os objetivos organizacionais.

Conteúdo Programático:

·A Cultura e a sua influência nos Programas de Gestão por Competências.
·Organização do trabalho e as estruturas organizacionais.
·A prática comum dos subsistemas de RH.
·Sistemas de Gestão por Competências e por Habilidades.
·Conceitos de competência.
·Gestão por competências as vantagens e desvantagens.
·Como identificar e ponderar as competências e habilidades.
·Tipo de competências.
·Apresentação do modelos de sistemas de gestão por Competências e Habilidades.
·A importância dos Subsistemas de Recursos Humanos.
·Metodologia, prática e avaliação do programa.
·A importância do feedback.
·Como vincular a gestão por competências aos sistemas de remuneração.
 
 

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