GESTÃO DA INOVAÇÃO Copy
OBJETIVO: :Instrumentalizar os participantes com conhecimentos teóricos, técnicos e práticos na área da Gestão da Inovação no âmbito empresarial. Fornecer, aos participantes, uma visão geral sobre todas as ferramentas e despertar a vontade de inovar com as técnicas mais modernas para potencializar a criatividade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.Conceitos de Inovação; O que dizem autores renomados e profissionais de mercado sobre este tema que esta presente cada vez mais nas organizações que pensam no futuro;
2. As diferentes eras da Inovação:
I)Origem da Inovação;
II)A era do gênio inventor;
III)A era dos centro de P&D
IV)A era do capital de riscos e startups.
3.Os Tipos de Inovação;
I)Inovação de produto(como a inovação pode transformar produtos, e deixá-los ainda mais atrativos);
II)Inovação de processo(a inovação como alternativa para redução de custos e ganhos em produtividade);
III)Inovação em Marketing ( a inovação como elemento de desenvolvimento a marca, contribuindo para agregação de valor);
IV) Inovação Estrutural (como a inovação pode otimizar os processos e estruturas internas).
4.A Gestão da Inovação
Barreiras à Inovação nas organizações;
I) Influência da cultura organizacional perante à inovação;
II) O medo do erro (para inovar, o erro é inerente. Permita-se, vamos ver como funciona!)
A Inovação Radical x Inovação Incremental;
A Inovação Fechada x Inovação Aberta (Open Innovation). A nova era dos projetos colaborativos!
O papel do líder no ambiente de inovação (Líderes Inovadores);
Ferramentas para a Inovação;
I) Dinâmica do Brainwriting (Vamos construir juntos um exercício de facilitação com essa nova técnica);
II) Elaboração de Matriz “ Impacto x Complexidade” (ao final desta dinâmica, vamos sair com boas ideias para aplicação de capital financeiro e humano).
5.Cases de Inovação.
Vamos trabalhar exemplos de organizações e marcas que investiram na inovação como recurso para crescimento e fator de diferenciação à seus concorrentes.
Carga horária: 40 horas aulas.